Case Marketera — Como podemos reduzir atrasos e tempo de entrega dos produtos?

Eduardo Ribeiro Vargas Duarte
5 min readOct 17, 2022
Como podemos melhorar a logística de entrega?

Esse artigo foi elaborado como parte do projeto final de Data Analytics da Tera. Ele tem como objetivo explorar o caso da empresa ‘fictícia’ Marketera: um marketplace que conecta vendedores e compradores com a missão de dar autonomia a todo pequeno empreendedor no mercado digital. Grupo formado por: Arthur Rocha, Eduardo Duarte, Felipe Alves, Matheus Donato, Shewton Felix.

Exploração do problema

Esse case propõe resolver o problema de logística da empresa MarkeTera, uma empresa online de marketplace que atua como ‘ponte’ na conexão entre vendedores que desejam se desfazer de seus produtos e entre compradores que desejam adquirí-los.

A plataforma atua nos 27 estados brasileiros, possui mais de 96 mil clientes, mais de 3 mil vendedores, mais de 32 mil produtos distintos e 71 categorias de produtos.

Apesar de seu ecossistema amplo e volume de operações, a MarkeTera ainda não foi capaz de desenvolver nacionalmente uma capilaridade e estrutura operacional robusta, além de ainda não ter conseguido se estabelecer como gostaria em regiões para além sul e sudeste, onde primeiro se estabeleceu. Além disso, desde 2019, o time tem percebido atrasos nas entregas e também aumento de reclamações sobre prazo.

Devido a essa questão logística, o problema explorado nesse estudo é “Como podemos reduzir atrasos e tempo de entrega dos produtos e desenvolver e implementar estratégias para reduzir o tempo de entrega e atrasos no próximo ano.

Para poder responder essa pergunta nos baseamos em 3 hipóteses principais:

H0: O crescimento e aquisição de empresas pode estar afetando os prazos já que novos vendedores da plataforma podem estar tendo dificuldade de se adaptar à MarkeTera.

H0: Produtos com maior dimensões e peso possuem maior tempo de entrega e consequentemente atraso.

H0: A expansão para outros eixos fora da região Sul e Sudeste está fazendo com que a companhia não consiga atender prazos de entrega devidamente.

Resultado das análises

Hipótese 1: O crescimento e aquisição de empresas pode estar afetando os prazos já que novos vendedores da plataforma podem estar tendo dificuldade de se adaptar à MarkeTera.

Ao explorar o dataset disponível, identificamos que um período em particular (fev/18 e mar/18) estava com um percentual de pedidos entregues fora do prazo consideralmente maior do que os demais. Esse período coincidiu com o período em que a Marketera recebeu aportes de dois grandes grupos internacionais de investimento e expandiu para novos negócios e adquiriu novas empresas.

Ao comparar o percentual de entregas no prazo por região do Brasil com o tempo médio na etapa final de entrega (carrier to buyer), foi possível observar nesse período inicial de 2018 uma alta taxa de entrega nas operações Last Mile, além de um % de entrega no prazo mais baixa, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O período de fev/18 e mar/18 teve um alto média de entrega na etapa final de entrega e baixa média de entregas no prazo, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Depois desse período a média de horas na etapa final da entrega cai consideravelmente, indicando uma estabilização.

Com isso concluimos que devido a expansão de novos negócios e aquisição de novas empresas em 2018, a Marketera pode estar enfrentando desafios com seus prazos de entrega.

Hipótese 2: Produtos com maior dimensões e peso possuem maior tempo de entrega e consequentemente atraso.

Para essa análise dividimos nosso conjunto de produtos em 2 grandes subgrupos 4 quatro partes ( quartis ): o primeiro desses subgrupos foram divididos pelo peso e o segundo pelo tamanho.

Para cada um desses quartis foi calculada a pencentual de atraso para comprovar se o peso e tamanho estavam afetando a taxa de entrega.

Produtos com maior peso e tamanho apresentam maior taxa de atraso

Foi constatado que produtos com maior peso e tamanho apresentam maior taxa de atraso. Isso é visualmente mais nítido no grupo 4 de produtos mais pesados e maiores.

A região Sudeste concentra a maior parte dos casos de atraso

Outro ponto que foi possível constatar foi que o share dos pedidos atrasados tanto por peso quanto por tamanho, se comportam de forma similar, sendo predominante no sudeste.

Com isso, foi possível observar que produtos com maior dimensões e peso possuem maior tempo de entrega e consequentemente atraso.

Hipótese 3: A expansão para outros eixos fora da região Sul e Sudeste está fazendo com que a companhia não consiga atender prazos de entrega devidamente.

Por meio da exploração de dados notou-se que regiões Sul e Sudeste concentram a grande parte dos pedidos (+80% de todos os pedidos da Marketera).

A região Sudeste concentra a maior parte dos pedidos, seguido pela região Sul

Entre os anos de 2017 e 2018 nota-se uma piora significativa no volume de pedidos entregues no prazo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, destacando uma possível ineficiência logística e falta de capilaridade para a expansão da empresa.

As regiões Norte e Nordeste possuem a maior média de tempo de entrega ao longo dos meses e também uma menor taxa de pedidos entregues no prazo.

As regiões Norte e Nordeste apresentam historicamente um tempo médio de entrega maior e um % de pedidos entregues no prazo menor

Além disso, o maior volume de sellers da plataforma está concentrada na região Sudeste (por volta de 75%). Isso ajuda a explicar porque existe um tempo média de entrega tão alta nas regiões Norte e Nordeste

Pelos mapas é possível notar que as regiões Norte e Nordeste possuem historicamente um maior tempo médio de entrega, um pequeno share do total de pedidos e também possuem poucos sellers locais

Recomendações

A partir dos dados analisados é possível observar a dificuldade enfrentada pela MarkeTera na expansão para outras regiões como N, NE e CO, principalmente devido às barreiras logísticas (ex.: custo de frete alto freando crescimento de vendas, atrasos em entregas e baixa exploração de receita em regiões menos cobertas) para aumento se sua presença de marca e capilarização. Sendo assim, seria recomendável o foco estratégico nas seguintes iniciativas:

  1. Buscar parcerias com empresas logísticas fora das regiões Sul e Sudeste, focando na criação de Hubs de entregas para otimizar rotas e operações de Last Mile nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

2. Fomentar a expansão de sellers em regiões pouco cobertas (N, NE e CO) através de maior investimento em marketing e prospecção, visando explorar mais o potencial de receita, até então concentrado no Sudeste e Sul (~80%).

--

--